A Ansiedade é uma reação natural do corpo diante de situações que geram expectativa, medo ou preocupação. Nem toda ansiedade é um problema, em determinados momentos nos auxilia na preparação para os desafios, para nos manter atentos e focados. Entretanto, quando a ansiedade se torna constante, intensa, interferindo na rotina, transformando-se em um transtorno, pode ser um sinal de alerta.
Principais sintomas
Os sintomas emocionais, afetam os pensamentos e as emoções, causando medo intenso, mesmo sem motivo claro; sensação de nervosismo constante; pensamentos negativos repetitivos; dificuldade para se concentrar; irritabilidade e impaciência; dificuldades para dormir; sensação de que algo ruim vai acontecer. Algumas pessoas também podem sentir ataques de pânico, que são episódios intensos de medo repentino acompanhados da sensação de morte iminente.
Os sintomas físicos podem incluir:coração acelerado; respiração curta ou sensação de falta de ar; suor excessivo, mesmo em repouso; tensão ou dores musculares; tremores ou sensação de fraqueza; boca seca; palpitações; enjoos ou desconforto no estômago; tontura ou sensação de desmaio.
Além do corpo e da mente, a ansiedade também pode alterar hábitos, apresentando sintomas comportamentais como: dificuldade para dormir ou insônia; evitar situações que geram medo ou desconforto; roer unhas, mexer as pernas excessivamente ou outros tiques nervosos; comer demais ou perder o apetite; afastar-se de amigos e familiares.
Alguns instrumentos e práticas podem auxiliar a reduzir o impacto da ansiedade na sua vida:
- Realize práticas de respiração e meditação para se conectar consigo e reduzir o estresse;
- pratique atividades físicas leves e regulares, com as quais se identifique e crie uma rotina com elas;
- treine sua respiração, inspire e expire profundamente;
- Programe e realize hobbies, distrações, passeios e viagens;
- Mantenha conexões sociais dando preferência para os encontros pessoais;
- Organize e revise sua rotina, com pausas e pequenos intervalos, priorizando o autocuidado;
- Cuide e tenha experiências com animais e natureza;
- Priorize boas noites de sono e descanso;
- Pratique hábitos de autoconhecimento, como leitura e escrita;
- Evite automedicação;
É importante procurar ajuda profissional se a ansiedade estiver afetando significativamente a sua vida. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a diagnosticar o transtorno e recomendar o tratamento mais adequado.